Amar as palavras...

11.11.06

Encontro com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez (II)

Olá a todos!
Dedico este espaço aos leitores (ou futuros leitores) de Maria Teresa Maia Gonzalez!
Os que assistiram ao Encontro realizado na nossa Biblioteca, têm aqui a possibilidade de reler excertos dos textos de A Lua de Joana e aqules que não puderam estar presentes podem, desta forma, tomar conhecimento dos mesmos!

(EXCERTOS)

Querida Marta,

…precisava de desabafar, tentar compreender tudo o que aconteceu e, como foste sempre a minha melhor confidente...Não fazia sentido escrever um diário, pois dava-me a sensação de estar a escrever para mim própria...talvez seja ainda mais estranho escrever-te, mas é uma forma de manter viva a tua memória, pelo menos até entender o que se passou contigo; até conseguir perdoar-te...


Faz hoje um mês que tu… Não sou ainda capaz de dizer a palavra… É tão difícil de acreditar!...

Como sabes fiz hoje anos. São duas da manhã e estou demasiado excitada para dormir. Vou contar-te o que recebi... O meu quarto está tal e qual como eu queria! Todo branco( paredes, tapete, colcha, cortina) e até tenho um baloiço para os meus sonhos: é uma meia-lua de madeira (branca, claro)….
Estou a ficar com sono, finalmente. Preciso de dormir. Espero não sonhar outra vez contigo. É terrível!


Um beijo da
Joana





Querida Marta,


Fui ter com um amigo da Rita e mandei fazer uma tatuagem no pulso: um relógio... Agora tenho um relógio eternamente parado nas zero horas.

Pelo menos este não poderei vender…a minha mãe teve uma crise de nervos quando me viu o braço e deu-me uma estalada. Não senti a dor, porque já tudo me doía.

Quando o meu pai chegou a casa depois do jantar, deu-me uma fúria e, por momentos, senti uma enorme vontade de levantar o braço, pôr-lhe em frente da cara e berrar com toda a força “Agora sei sempre a que horas vais chegar Pai! Este relógio é o único que tem as tuas horas! Estás contente?! Mas não lhe disse nada. Nem ele a mim...

Não aguento mais. Preciso urgentemente de fazer uma cura qualquer, tenho de sair daqui...tenho montes de coisas para estudar, mas não dá …


Um beijo da
Joana




Querida Marta,

Estou em casa do meu tio Augusto, irmão do meu pai. O Diogo entrou finalmente num processo de desintoxicação...

A minha mãe veio cá ontem ver-me e sentamo-nos as duas no jardim. Não falamos de nada importante, porque não estamos habituadas a conversar de algo que interesse às duas. De qualquer forma foi bom…

O meu pai é que ainda não veio ver-me. Telefona e diz quando tiver um tempinho, virá. Julgo que desta vez, nem é uma questão de tempo, é só uma questão de medo. Ele não consegue ver-me assim…


Se ele soubesse como era importante que viesse cá ver-me… A minha mãe contou-me que ele anda abatido por minha causa… “o pai gosta muito de ti Joaninha…” Onde é que ele estava quando eu me meti nesta porcaria!


Um beijo da
Joana




Querida Marta,

Esta noite tive o pesadelo mais incrível de sempre!... Eu estava sozinha num lugar que parecia o céu, mas não era…Comecei a subir as escadas e, quando cheguei quase ao cimo, vi que estava alguém à minha espera. Era uma espécie de anjo, com um manto escuro, mas não tinha cara…percebi que tinha de segui-lo….

Que é isso? (perguntou a mãe ao pai)

São cartas…. da Joana…

Encolheu as pernas lentamente e fixou os olhos inchados naquele baloiço estranho suspenso no tecto em forma de lua.

Desapertou a correia do relógio e pousou-o devagar sobre a mesinha. Agora tinha todo o tempo do mundo. Para quê?


Como vocês sabem, a escritora de quem estou a falar é muito conhecida pelo seu fantástico livro A Lua de Joana.
No entanto, Mª Teresa é autora de uma vastíssima colecção de livros infanto-juvenis e também de livros dirigidos a um público mais adulto.

Por isso, se quiserem, e sei que querem!, conhecer mais alguns títulos das suas obras...é fácil!

Cliquem sobre o botão "play" e vejam o que acontece!

BOAS LEITURAS!!!

2 Comments:

  • fantastico esta escritora ve se k escreve com o coraxao sao excertos mt bonitos adorei le los

    jokas...daniela

    By Anonymous Anónimo, at 7:26 da tarde  

  • ia!!!!!!!!!! a stora publicou ixto as 4 e tal da manha??????ta va sem sono???????tente dormir, an, faz bem!!!!!!!!!!!!lol

    jokinhas...daniela

    By Anonymous Anónimo, at 7:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home